Vanuza segue liderando com ampla vantagem em Porangatu
Atual prefeita aumentou sua vantagem sobre os adversários, com 53,16% das intenções de voto na estimulada, enquanto Gláucia Melo aparece com 26,05%. José Uilton lidera o índice de rejeição, e 23,42% dos eleitores ainda estão indecisos.
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Lupa Pesquisas em Porangatu, registrada no TSE, aponta uma ampla vantagem para a atual prefeita Vanuza Valadares (UB). De acordo com o levantamento, a gestora domina a disputa eleitoral com folga tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.
Quando o eleitorado não é apresentado a uma lista de candidatos, Vanuza aparece com 46,84% das intenções de voto. Ainda na pesquisa espontânea, Gláucia Melo (PSDB), segunda colocada, registra 20%. Os demais concorrentes, Gustavo Dourado (PL) e José Uilton (PT), somam 3,95% e 1,05% respectivamente.
O percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar ou preferiram não responder é de 23,42%. Os que responderam “nenhum” representaram 4,74% dos eleitores. A parcela é considerável de indecisos a ser conquistada é considerada relevante a duas semanas da votação, segundo analistas.
Quando a lista de candidatos é apresentada aos eleitores, a distância entre Vanuza Valadares e os adversários cresce ainda mais. No cenário estimulado, a prefeita chega a 53,16% das intenções de voto, ampliando sua vantagem sobre Gláucia Melo, que atinge 26,05%. A diferença é de 27 pontos percentuais.
Gustavo Dourado, que figura como o terceiro colocado no levantamento estimulado, aparece com 5,53%, enquanto José Uilton registra 1,32%. O percentual de eleitores que declaram não votar em nenhum dos candidatos sugeridos é de 2,63%, e 11,32% afirmam que ainda não sabem ou preferiram não responder.
Rejeição
No campo da rejeição, a pesquisa mostra que José Uilton enfrenta a maior resistência entre os eleitores, com 25,26% afirmando que não votariam nele de forma alguma. Gustavo Dourado vem logo em seguida, com 16,05% de rejeição.
Líder das intenções de voto em todos os cenários, Vanuza Valadares apresenta índice de rejeição de 12,89%. A tucana Gláucia Melo aparece na sequência, sendo preterida por 10,53% do eleitorado porangatuense.
O levantamento também indica que 33,68% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos. Enquanto isso, 1,58% disseram rejeitar todos os nomes apresentados.
A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, na cidade de Porangatu. Foram realizadas 380 entrevistas com eleitores de forma proporcional e aleatória, em domicílio. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-02619/2024.