Eleições

Eleitorado em Anápolis cresce e pode chegar a 300 mil na eleição deste ano

Já são mais de 290 mil eleitores aptos no município, e Justiça Eleitoral espera outros 10 mil até maio

O eleitorado de Anápolis deve atingir a marca de 300 mil até maio, prazo final para emissão do Título antes da eleição municipal. Hoje, de acordo com as estatísticas da Justiça Eleitoral, são 290.567. A projeção dos cartórios da cidade é de que, em cinco meses, cerca de 10 mil pessoas tornem-se eleitores. 

“Pela última eleição municipal, pelo levantamento das últimas transferências de alistamento, cremos que estes últimos 10 mil eleitores deverão comparecer para alistamento no cartório”, afirma Josiel Messias, chefe do cartório da 144ª Zona Eleitoral. 

Em 2022, ano do último pleito, a cidade tinha 286.671 eleitores. Portanto, se a projeção for confirmada e Anápolis bater a marca de 300 mil eleitores, o eleitorado terá avançado num patamar de 4,5% em dois anos. Na comparação com 2020, quando houve a última eleição municipal, eram 269.556, ou seja, o crescimento seria na casa de 7%. 

Anápolis é o terceiro maior colégio eleitoral do estado, atrás da capital Goiânia, com mais de 1 milhão de pessoas aptas a votar, e Aparecida de Goiânia, que se aproxima de 310 mil eleitores. 

De acordo com o cientista político Guilherme Carvalho, o crescimento do eleitorado anapolino reforça o caráter de potência política da cidade em Goiás. “É um grande polo de produção de elites políticas. Uma cidade que vale peso de ouro na disputa local, que será extremamente importante e poderá fazer a diferença entre candidatos específicos”, disse. 

Um dos desafios dos candidatos será aumentar o comparecimento às urnas. Em 2020, num contexto de pandemia de Covid-19, um terço dos eleitores não foi às urnas, e o não voto – a soma de abstenções, brancos e nulos – superou a votação do prefeito Roberto Naves, reeleito à época. 

Em 2022, nas eleições gerais, esse percentual caiu para 24,32%, sem a crise sanitária, mas o número ainda é considerado alto por analistas. 

Perfil do eleitorado 

Na última eleição, em 2022, Anápolis reforçou uma tendência conservadora. O então presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu no município tanto no primeiro quanto no segundo turno, com esmagadora vantagem – 70,59% dos votos válidos – para o candidato à reeleição contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Com esta leitura, a direita tem trabalhado para se unificar numa candidatura que quer converter também estes votos para o pleito municipal. O prefeito Roberto Naves (Republicanos) tem liderado este processo e o termo “união” tem aparecido cada vez mais entre possíveis postulantes. 

Quem quer que seja candidato em outubro – de direita, centro ou esquerda – precisará conquistar o eleitorado feminino, maioria absoluta em Anápolis. Dos mais de 290 mil cidadãos aptos a votar hoje, 154,5 mil, ou seja, 53%, são do sexo feminino. Os homens são 46,81%, com um contingente de 135 mil. 

O eleitorado anapolino também tem envelhecido. Na última eleição municipal, em 2020, já era maioria o grupo de faixa etária entre 45 e 59 anos, com cerca de 69 mil eleitores. O contingente desta idade cresceu e agora já passa de 74 mil. 

Em contrapartida, o percentual de jovens tem diminuído. A faixa de 25 a 34 anos ainda ostenta a segunda colocação na estratificação, mas já bem próxima dos cidadãos de 35 a 44. O eleitorado acima de 60 anos também saltou de 50.149 em 2020 para 58.723 atualmente. 

No número bruto, porém, cresceu o total de adolescentes com Título de Eleitor. Em 2020, a soma daqueles menores de 18 anos não chegava a 1 mil pessoas. Em dezembro de 2023, o registro do TSE fechou-se com 1.464 eleitores registrados de 16 ou 17 anos de idade. 

Um deles é Vitor Abreu, que decidiu procurar a Justiça Eleitoral no fim do ano passado e garantir sua participação nas urnas. “Nosso voto é muito importante. Em outubro a gente define o que quer para a cidade por pelo menos mais quatro anos. Nós, jovens, também devemos levar nossa voz e votar, por isso decidi participar da eleição mesmo que não haja obrigatoriedade”, disse ao DM. 

Em relação à escolaridade, a maior parte dos cidadãos aptos a votar têm ensino médio completo (30,77%). Depois aparece o grupo que sequer concluiu o ensino fundamental e representa 19,62% do eleitorado de Anápolis. Quem concluiu o ensino superior é apenas 13% da fatia de eleitores na cidade. Há ainda cerca de 15 mil pessoas que são analfabetas e/ou não tiveram acesso à educação. 

Um grupo que tem crescido a cada pleito é o de solteiros. Antes, os eleitores casados eram maioria. Atualmente, 49% são solteiros e apenas 41% estão casados. Há ainda 6% de divorciados e 3% de viúvos. 

Prazos 

O cidadão tem até o dia 8 de maio para sanar qualquer pendência e também efetivar mudanças em domicílio eleitoral, local de votação e outras informações. Na maioria dos casos, os procedimentos podem ser executados de forma virtual, nos sites do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Porém, aqueles que para algum procedimento precisam da coleta de biometria – como emissão de título – é necessário comparecer de forma presencial ao cartório. Essa exigência se dá também para pessoas que fizeram o registro biométrico pela última vez há pelo menos dez anos. 

Nos últimos dias, houve intensa movimentação à frente das sedes da Justiça Eleitoral em Anápolis. O atendimento já foi retomado após as festas de fim de ano. De acordo com o chefe do cartório da 144ª Zona Eleitoral, a procura – além da proximidade da eleição – também denota uma demanda que ficou represada pela suspensão de serviços durante o período festivo. 

“Agora todo mundo quer resolver a situação. A gente clama à população para procurar o quanto antes o serviço da Justiça Eleitoral, seja para tirar ou transferir o título, ou mesmo regularizar alguma pendência”, frisa Josiel Messias. 

Adolescentes que têm 15 anos e farão 16 até a data da eleição, no dia 6 de outubro, podem tirar o título. Mesmo para quem faz aniversário depois, o prazo limite ainda é o dia 8 de maio, conforme definido pelo TSE. “Depois de 8 de maio não se mexe no cadastro eleitoral sob hipótese alguma”, destacou o chefe da 144ª Zona Eleitoral. 

Em Anápolis, as três zonas eleitorais (3ª, 141ª e 144ª) funcionam em um mesmo prédio, localizado na Rua Augusto de Limam Quadra 06, Lote 03, no Bairro Maracananzinho. O telefone para contato é (62) 3324-3534.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo