Aparecida avança para 18º lugar em ranking nacional de saneamento básico
Investimento médio de R$ 463,28 por habitante, impulsionou o município a subir 34 posições no ranking em apenas um ano,
Aparecida de Goiânia figura entre as 20 cidades que mais investiram em saneamento básico em todo o país, conforme revela o 16º Ranking de Saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, nesta quarta-feira, 20/3, com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil.
O estudo considera oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Para elaborar o ranking, foram utilizados indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2022, publicados pelo Ministério das Cidades.
O prefeito Vilmar Mariano atribui a melhoria à colaboração com o Governo de Goiás nas últimas três gestões municipais. “Os avanços são fruto de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado para aprimorar a infraestrutura de saneamento básico. Essa parceria tem sido crucial, e acredito que em até dois anos alcançaremos a universalização do tratamento de água e esgoto em Aparecida”, ressaltou.
Em Aparecida, o aumento dos recursos destinados ao saneamento, com um investimento médio de R$ 463,28 por habitante, impulsionou o município a subir 34 posições no ranking em apenas um ano, saindo da 52ª colocação em 2023 para a 18ª colocação neste ano. A cidade obteve nota máxima (10) em melhoria do atendimento e nível de eficiência.
Nos últimos anos, Aparecida vem apresentando uma sólida melhora em seus indicadores, progredindo rumo à universalização do saneamento básico. Atualmente, 93,64% da população têm acesso à água tratada e 76,46% têm coleta de esgoto. Em 2008, apenas 18% da população era atendida pelo saneamento.
O secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela, destacou que o volume de investimentos reflete uma gestão comprometida com políticas públicas. “Esse resultado demonstra determinação, gestão financeira e condições de governança, além da parceria entre governo estadual e município, para aplicar recursos e promover melhorias na cidade”, afirmou.
Os números atualizados da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), referentes a 2023, mostram que Aparecida está ainda melhor. A cidade conta com a BRK Ambiental, subdelegada da Saneago para os serviços de esgotamento sanitário.
Além dos investimentos, parcerias estratégicas foram fundamentais para os avanços no município. A Saneago firmou acordos com a prefeitura para a execução dos serviços de esgotamento sanitário, possibilitando a continuidade e expansão das obras, com o objetivo de alcançar a meta de universalização do atendimento.
A expectativa é atingir 100% de cobertura até dezembro de 2024, antecipando-se ao prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).