Cidades

Câmara de Goiânia aprova criação do “Ocupa o Centro”

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (18), projeto de lei (PL 562/2021) para instituir o “Ocupa o Centro”. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a matéria determina o fechamento de ruas do Centro aos fins de semana.

Segundo o texto, com a interdição das vias, pretende-se estimular manifestações artísticas, culturais e esportivas na região central.

“Com restrição de acesso nas datas preestabelecidas por esta lei, muitas famílias poderão desfrutar de programações culturais e gastronômicas”, justificou Aava Santiago.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Seguindo a vereadora Aava Santiago, a proposição tem por objetivo instituir no âmbito do município de Goiânia o a restrição de acesso de veículos motorizados no trecho da Rua 8 compreendido entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, no Setor Central.

Em sua justificativa, a Aava observou que “a Região Central da Cidade perdeu o protagonismo e deixou de ser a principal opção no quesito entretenimento para os goianienses para se tornar apenas um grande centro comercial durante o dia e um local ermo de noite e aos finais de semana, e que, à vista disso, é notório o anseio da população de recuperar o centro da Capital. Contudo, não se trata apenas de recuperar o projeto arquitetônico, mas de restaurar a cultura e desfrutar de tudo que ela tem a oferecer.

O projeto indica um trecho alvo que possui bares e restaurantes tradicionais e um dos primeiros cinemas da cidade ainda em funcionamento.

“Com a restrição de acesso nas datas preestabelecidas por esta lei, muitas famílias poderão desfrutar de programações culturais e gastronômicas encontradas no local”, informa o projeto.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo