EducaçãoGoverno

Coronel Adaílton aparece em denúncia de corrupção nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás

O comando da Polícia Militar de Goiás produziu um relatórios sobre o uso das contribuições das Associações de pais, mestres e familiares(APMF) dos Colégios Estaduais da Polícia Militar (CEPMG) para eventos e formaturas atestando tráfico de influência e para tanto, utilizando empresas ligadas ao crime organizado.

As informações versam acerca de contratos celebrados entre diversos Colégios Militares administrados pela PMGO, com as empresas PATRICIA SARJES EVENTOS LTDA – CNPJ: 32.435.242/0001-02 (matriz) e CNPJ: 32.435.242/0002-85 (filial) e com as empresas ALTO RELLEVO PRODUTORA DE EVENTOS EIRELI – 07.365.598/0001-61 e ALTO RELLEVO FOTOS E EVENTOS LTDA – CNPJ: 45.755.145/0001-30.

Ao todo foram identificadas pelo menos 35 unidades dos CEPMG que celebraram pelo menos um contrato com as empresas em comento, ou seja, 58% das unidades existentes. Além das unidades dos CEPMG firmaram contratos de formaturas 11 edições de Cursos de Formação de Praças da PMGO, Formatura do 28° CPT, Formatura da 44° turma do CFO, Espadim da 45° turma do CFO, “Arraiá da Polícia Militá”, Festa de  onfraternização de Servidores do CEPMG Cézar Toledo, Cerimônia em comemoração ao Dia do Bombeiro além da Cerimônia de Posse do Tenente Coronel Luciano ao Comando de Ensino PMGO.

Ainda de acordo com as informações, é sabido por professores, funcionários e outros frequentadores dos CEPMG que os eventos eram “chefiados” e organizados por CAMILA MAIA GOMES MAGALHÃES, esposa do Coronel PMGO LUCIANO SOUZA MAGALHÃES, entretanto CAMILA não possui empresa em seu nome. CAMILA frequenta a empresa ALTO RELLEVO e PATRICIA SARJES EVENTOS a fim de que possam celebrar contratos junto aos CEPMG.

De acordo com o regramento imposto pela direção, inicialmente do CEPMG Cézar Toledo pelo então diretor Coronel LUCIANO MAGALHÃES, as empresas que realizavam os eventos eram escolhidas entre um rol de pelo menos 3 empresas que apresentavam suas “propostas”. A empresa mais bem votada pela APMF, alunos e pais realizariam a formatura.

Importante salientar que de acordo com processos de ressarcimento de valores das formaturas que deveriam ser realizadas no ano de 2020 (que não foram realizadas por questões referentes à pandemia da COVID-19), as petições transcrevem a influência do GESTOR (Cel LUCIANO) que a empresa seria a melhor para prestar o serviço, vejamos: “logo começaram a surgir empresas interessadas em prestar o serviço de formatura, razão pela qual foram os formandos influenciados pelo gestor que a empresa da requerida sem dúvida seria a melhor para prestar o serviço.”.

A partir da celebração dos contratos envolvendo o CEPMG Cézar Toledo, outros CEPMG próximos a Anápolis por indicação do então Diretor, também celebraram contratos com as empresas para os eventos nas escolas bem como influenciaram nos contratos das formaturas.

Além de chefiar o esquema de formaturas como “Sócia Oculta” das empresas descritas acima CAMILA é assessora parlamentar nível VI na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – ALEGO, desde 1° de fevereiro de 2021. Trabalha no gabinete do Deputado Coronel Adailton.

Em que pese o local de trabalho de CAMILA, durante a campanha eleitoral de 2022 veiculou por grupos de WhatsApp dos CEPMG de Anápolis, mensagem com panfleto da campanha do Deputado Coronel Adailton, que estavam sendo entregues nos CEPMG durante os eventos ocorridos nas escolas.

CRIME ORGANIZADO

A empresa PATRICIA SARJES EVENTOS LTDA é de Propriedade de PATRICIA SARJES MENDES e DANILO REIS WATANABE.

PATRICIA é sogra de ERICK PEDRO CAIXETA DA COSTA, vulgo FIOTE (2 VEZES – ART 14 DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO; ART 307 DO CPB – FALSA IDENTIDADE; 3 VEZES – ART 121 DO CPB – HOMICIDIO; ART 157 DO CPB; ART 157 PAR. 2 INC II – ROUBO DE CARGA COM CONCURSO DE PESSOAS; 2 VEZES – ART 180 DO CPB – RECEPTAÇÃO; ART 309 LEI DOS CRIMES DE TRANSITO – DIRIGIR SEM HABILITAÇÃO; 2 VEZES – ART 311 DO CPB – ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR; ART 28 DA LCP – DISPARO DE ARMA DE FOGO EM VIA PUBLICA; 4 VEZES – ART 33 DA LEI DE DROGAS – TRÁFICO DE DROGAS; 2 VEZES – ART 16 ESTATUTO DO DESARMAMENTO – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO.) que encontra-se preso na Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas de Goiás e também figura como braço direito de NATAIR DE MORAIS JUNIOR, conhecido traficante preso no Presídio Especial de Planaltina. Ainda sobre o outro proprietário da empresa DANILO REIS, este, figura como comparsa de NATAIR no SisOrcrim. Informações dão conta que DANILO é um conhecido “laranja” de NATAIR em alguns negócios em Anápolis justamente por não possuir passagens criminais.

De acordo com as informações, a empresa de PATRICIA foi aberta para que pudesse celebrar os contratos com as referidas escolas, haja vista que a empresa matriz foi aberta em 14/01/2019 e o registro pela própria rede social de PATRICIA consta evento de aposição de luvas e boinas de 2019 (primeiro evento anual do colégio) no CEPMG Cézar Toledo em Anápolis, aconteceu em março de 2019.

Ainda de acordo com as informações, as empresas que realizavam os eventos eram escolhidas entre um rol de pelo menos 3 empresas que apresentavam suas “propostas” e de acordo com as regras impostas pela direção, deveriam ser empresas que pudessem realizar os eventos e que tivessem expertise na área, entretanto a empresa escolhida tinha apenas 2 meses de criação. Conta ainda que, a empresa tinha a confiança do DIRETOR do CEPMG em comento, que à época era o Coronel PMGO LUCIANO SOUZA MAGALHÃES.

Insta salientar que a empresa em tela e sua filial não possui emissão de notas fiscais de prestação de serviços. 

ALTO RELLEVO FOTOS E EVENTOS LTDA e ALTO RELLEVO PRODUTORA DE EVENTOS

EIRELI

Há a participação da empresa ALTO RELLEVO FOTOS E EVENTOS LTDA, que realiza eventos com os CEPMG desde 2014, além de realizarem formaturas dos CFP (Curso de Formação de Praças, dentre outros eventos envolvendo a PMGO e o CBMGO.

Na foto estão o diretor do CEPMG do Gabriel Issa, Jean Hamu que é proprietário da Alto Rellevo, Edivaldo Soares Batista que é o atual diretor do CEPMG Dr César Toledo, e o diretor do CEPMG Senador Onofre Quinan. (Reprodução das redes sociais da Alto Rellevo)

A empresa inclusive se intitula “Especialista em cerimônias militares” em sua propaganda, afirmando fazer solenidades desde 2006 com Atestado de Capacidade Técnica emitido pela PMGO, sendo possível observar a realização de eventos em diversas cidades do Estado, tanto para os Colégios Militares, quanto para as formaturas de cursos de formação policial e outros eventos.

JEAN CARLOS SOUZA HAMU é o proprietário da empresa, delegando funções da empresa via procuração para sua filha ISABELLY NUNES HAMU. As empresas de JEAN HAMU são as maiores contratadas para eventos junto aos colégios militares.

CORRELAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS

Apesar de PATRICIA SARJES ter entrado na justiça com ação de cobrança contra JEAN HAMU, as empresas trabalham em conjunto, onde JEAN aluga de PATRICIA diversos objetos como cadeiras, forros dentre outras estruturas necessárias para as formaturas, e vice-versa, quando os contratos são fechados de forma a beneficiar uma das duas empresas.

Dos eventos observados por esta análise, 99 foram realizados/fechados pela ALTO RELLEVO e 12 por PATRICIA SARJES. Fica claro a ascendência das realizações de eventos, onde eram fechados principalmente eventos de formaturas no início e com o passar do tempo, houve a contatação das empresas para fazer todo e qualquer tipo de evento que ocorresse nos colégios.

Os eventos realizados por essas empresas começam a serem alavancados a partir de 2016, com um aumento vertiginoso de contratos, diminuindo em 2017 e posteriormente alcançando a crescente. Vale destacar que em 2020 e 2021 houve sanções sanitárias por conta da COVID-19, e eventos não puderam ser realizados, entretanto, após algumas liberações ocorreram alguns eventos. Logo após o fim das sanções sanitárias, o crescimento do fechamento de eventos quintuplicou em relação ao ano de 2021 que ainda havia sanções sanitárias, ou ainda, mais que dobrou do ano de 2019, ano este que não teve sanções relativas à COVID-19.

Como a grande parte das informações relativas aos eventos foram obtidas por fontes abertas, é possível que esse número tenha sido bem maior e não apresentado pelas empresas em suas redes sociais, uma vez que os eventos acontecem em sua grande maioria em um curto espaço de tempo.

Importante analisar que, a ascensão ao posto de Coronel PMGO de LUCIANO MAGALHÃES foi em julho de 2022 e sua classificação como COMANDANTE DE ENSINO acontecem em 08/10/2021 (Ainda Tenente Coronel), anteriormente foi Comandante/Diretor do CEPMG Cezar Toledo em Anápolis, de 03 de agosto de 2018 a 08/10/2021. Durante esse período é possível observar o aumento considerável dos eventos conforme as informações anteriormente apresentadas. Com a crescente acentuada após a assunção do Comando de Ensino da PMGO, infere-se que, realmente há um tráfico de influência, pela adesão sistêmica de diversos CEPMG longes da região de Anápolis.

CONTRIBUIÇÃO PARA O GABINETE DO COMANDO GERAL DA PMGO

É acrescido da informação que cada colégio militar por meio de suas APMF, contribuem com uma verba para o Gabinete do Comando Geral da PMGO na ordem de R$ 60.000,00 em espécie, dinheiro este utilizado de forma livre.

Nos últimos dias, é possível observar Lobby político entre o Deputado Coronel Adailton e os colégios militares de Anápolis, uma vez que Coronel Adailton e sua esposa, Capitão Elizete foram convidados para serem padrinhos de formatura da turma do 3° ano do ensino médio, do CEPMG Arlindo Costa.

Reprodução das redes sociais do Coronel Adaílton (Reprodução do documento oficial).

Toda a trama, pessoas e empresas citadas nessa análise estão descritas em Gráfico de Vínculos

no Anexo-II (Abaixo).

(Reprodução do documento oficial mostra a rede de tráfico de influência exercida por Coronel Adaílton com empresas e pessoas para execução das negociações.)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo